Este comportamento é mais simples que muitas coisas que nossos gatos fazem. O ato de afofar vem da infância deles, quando eles utilizavam as patas para estimular as glândulas mamárias da mãe a soltarem leite para amamentá-los.
Os mamíferos possuem mecanismos diferentes de liberação do leite, consequência da liberação do hormônio oxitocina no corpo da mãe. A oxitocina faz as glândulas se contraírem, liberando o leite. Os fazendeiros de laticínios sabem como a liberação do leite funciona, por isso, tentam maximizar o estimulo de liberação da oxitocina nas vacas, para que elas possam produzir a maior quantidade de possível.
Alguns acreditam que os fazendeiros conseguem, seletivamente, criar vacas leiteiras que não necessitam do estímulo do toque para liberar o leite. Entretanto, os gatos não são animais de produção e ainda dependem do toque de seus filhotes para ajudar o leite a circular. “Amassar o pão” é uma técnica de sobrevivência usada pelos gatinhos durante as várias semanas em que dependem exclusivamente do leite para sobreviver.
Nossos gatos tornam-se adultos em nossos lares e deixam de depender de suas mães, porém o cérebro deles ainda tem lembranças. Em uma situação de carinho, nossos felinos sentem-se seguros e acalentados, e o cérebro deles lembra das primeiras experiências parecidas que tiveram. Suas patas respondem a elas começando a afofar. Se as garras não estiverem aparadas e cegas, o afofamento pode ser desconfortável, mesmo que nosso gato não tenha a intenção de nos machucar.
Afofar não parece ser um reflexo, resposta que ocorre a um estímulo sem envolver o cérebro. Por exemplo, uma reação automática ocorre tão rápido que você nem tem tempo de raciocinar sobre ela. O que os gatos fazem, ao contrário de um reflexo, é uma resposta que demanda atividade do cérebro, ou seja, uma reação comportamental.
A abertura rítmica da abertura e do fechamento dos dedos é uma resposta bem natural ao sentimento de segurança, acalento e felicidade. Amamos nossos gatos e queremos que eles sintam tudo isso. Então, se o seu costuma te afofar, é sinal de que você está fazendo algo certo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário